Queijo

"És forte porque estás próximo
da origem da criatura.
És nutritivo porque mantens
o melhor do leite.
És quente, porque és gordo..."
Hipócrates - 450 a.C.



Queijo é um produto fresco ou maturado, obtido por coagulação e separação do soro de leite, nata, leite parcialmente desnatado, ou por uma mistura desses produtos; alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos.Fazer queijos, portanto, é muito fácil. Os ingredientes estão contidos nas próprias embalagens: Leite pasteurizado, coalho, fermentos lácticos e sal. Mas fazer um queijo com qualidade é difícil...




Diferentes estilos e sabores de queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou com o acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação. Outros fatores incluem a dieta animal e a adição de agentes aromatizantes tais como ervas, especiarias, ou defumação. A condição de pasteurização do leite pode também afetar o sabor final. O amarelo e o vermelho usados para colorir muitos queijos é o resultado da adição de colorau. Os queijos são consumidos puros ou como ingrediente de pratos diversos. A maioria dos queijos derrete ao serem aquecidos.


Roquefort. Este Queijo de Reis e Rei dos Queijos foi primeiro mencionado nos antigos registros do Mosteiro de Conques, no ano de 1070 e foi, presumivelmente, descoberto por acidente. Há dez séculos atrás, nos verdejantes terrenos montanhosos de Cevennes, próximo de Roquefort, na França, um pastor deixou seu almoço de pão de cevada e queijo feito de leite de ovelha, numa caverna fria para protegê-lo contra o ardente sol. Uma repentina tempestade desencadeou-se e ele guiou seus rebanhos para abrigarem-se longe da caverna onde seu pão e queijo estavam escondidos. Semanas mais tarde, ele passou novamente pela caverna e, sendo um homem econômico, lembrou-se de seu almoço abandonado. O pão de cevada estava completamente coberto de mofo negro, enquanto que de maneira bastante surpreendente, o queijo fora recoberto com um delicado mofo verde. Ao prová-lo, achou-o picante e mais delicioso do que tudo até então experimentado por ele. Os Monges de Conques aperfeiçoaram a descoberta do pastor e, hoje, essas mesmas frias e úmidas cavernas de Combalva são ainda usadas exclusivamente para suprir o mundo do genuíno Roquefort. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul,o fungo Penicillium roqueforti, responsável pelos veios azuis que se formam gradualmente no interior do queijo.. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.No séc. VIII, Carlos Magno descobriu os queijos com manchas esverdeadas antepassados do Roquefort, durante uma viagem a Rueil-en-Brie.



Queijo Brie O Brie, conhecido como queijo de mofo branco, é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte.


Queijo CamembertO Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro. Conta a história que Napoleão, foi servido de uma nova variedade, saborosa e apetitosa, de queijo macio em uma estalagem. Tão encantado estava ele com o sabor do delicado manjar, que perguntou por seu nome. Após ser informado de que o queijo era um produto local, sem um nome particular, Napoleão disse que ele deveria ser chamado Camembert, em homenagem à Vila de Camembert, onde ele fora primeiramente fabricado. Mais tarde, um monumento foi erguido em honra de Madame Marie Harel que se acredita ter sido a criadora desse produto típico e saboroso. A estátua ainda hoje permanece na praça do mercado da conservadora vila Normanda do velho mundo.


Queijo Flamengo

O romano Columelo, apreciador da boa mesa, noticia o fabrico do queijo num tratado de gastronomia datado do séc. I a.C. Por esta altura, tinha sido descoberta a prensa, que permitia obter queijos de pasta comprimida. Foi com os romanos que se desenvolveu o comércio do queijo. Roma importava queijo de locais tão distantes como a Suíça e a Sabóia, tendo introduzido, provavelmente através dos seus soldados, o fabrico do queijo em todos os recantos do Império, incluindo a Lusitânia.

Para degustar é necessário recortar a "tampa" do queijo e comer seu interior de colher, pois é tao cremoso quanto um requeijão.É um dos queijos mais afamados, não só em Portugal mas entre os apreciadores de todo o mundo. É produzido com leite cru de ovelha.


Queijo Gouda: Os queijos Edam e Gouda são prontamente distinguidos em todo mundo, pela sua brilhante cor vermelha e formas características.

Caccio Cavalo, Provolone e Romano são queijos duros e secos, usados ralados como condimento em sopas, macarronadas, spaghetti e outros pratos.

Gorgonzola, um queijo picante com características veias azuis semelhante ao Stilton Inglês e ao Roquefort Francês. Consta que o Gorgonzola teve origem em uma cidade do mesmo nome, próximo de Milão. A história registra que, no ano 879 depois de Cristo, o bispo de Milão fez uma doação de "Queijo de Gorgonzola" à escola de Santo Ambrósio, em Milão. Outros famosos queijos italianos são o Parmesão, também um produto da Lombárdia, e seu gêmeo Reggiano.


Uma das variedades mais universalmente populares de queijo é o Cheddar, assim denominado em homenagem à antiga e bela vila inglesa de Cheddar, aninhada num pitoresco amontoado de montes e vales, próxima de Bristol, Inglaterra. A Joseph Harding, um fazendeiro progressista que viveu na região há muitas gerações atrás, é atribuída a fabricação do primeiro queijo Cheddar.


Goiabada com queijo


Queijo de leite de alce:O nome pode ser estranho, mas o tal queijo é conhecido como “o mais caro queijo do mundo”. Tem razão, cerca de 450 gramas custa R$ 1.513.Pra mim, queijo bom é queijo minas...

Casu marzu: Originário da região da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino, o queijo Casu marzu é o queijo mais nojento do mundo.A fermentação exagerada (que muitos consideram estado de decomposição) desse queijo é feita com a introdução deliberada da larva da mosca do queijo (Piophila casei), que passa a comê-lo.Os ácidos do aparelho digestivo da larva deixam a textura do queijo macia e cremosa.Num casu marzu típico, podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um.O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas. Seu consumo pode causar miíase-infesta e infecções intestinais.Entre os sintomas estão náusea, vômitos, dores abdominais e diarréia hemorrágica.A larva da mosca é muito resistente ao ácido do estômago humano e pode chegar ao intestino viva causando lesões estomacais e problemas gastrointestinais.O governo da Sardenha tornou sua comercialização ilegal por questões de saúde, aplicando multas pesadas aos infratores.Mesmo assim, o queijo pode ser encontrado no mercado negro pelo dobro do preço do queijo pecorino. Esse queijo extrapolou os limites da minha imaginação...



Para a sorte - ou azar - dos amantes de queijos, três estão empatados na categoria "fedor": o belga Limburgo e os franceses Munster e Port Salut. "Durante o processo de fermentação, as bactérias liberam amônia, dando aos queijos um odor extremamente forte". O Port Salut e o Munster podem ser encontrados no Brasil, mas o Limburgo deixou de ser fabricado por aqui por problemas de "rejeição" no mercado. Por que será?

Existem três tipos de queijos com bolor: queijos de casca lavada, azuis e curados moles. Se um queijo estiver embolorado, não quer dizer que ele está estragado, pois alguns queijos como o gorgonzola, camembert e roquefort (queijos do leite de cabras e ovelhas), têm o sabor característico devido o bolor dos fungos. Estes bolores são diferentes daqueles de um queijo estragado. Existem alguns tipos de fungos que produz a citrinina, que é uma toxina que ataca o fígado.

...a tradicional empresa inglesa Stilton, desenvolveu um perfume com fragrância de queijo, o Eau de Stilton, em campanha estrelada pela DJ, cantora e atriz Cat Deeley.Você usaria? Penso que deve ter um cheirinho de sapato sujo... inhaca pura!!!

{ 6 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Leo Pinheiro disse...

Olha, eu escolhi um post para ler todo. Mas... (Uau!) eles são muito grandes. Desproporcionais para um blog.

Desculpe-me começar meu comentário assim, mas... É um fato. (que vc pode rever)

Sobre os queijos... Só discordo de vc quando diz que o Roquefort é o rei.

Particularmente prefiro o Brie...Com o acopanhamento indefectível do damasco! Abç

stephanie disse...

olá,
gostaria mto de usar a imagem do coração de queijo com goiabada em uma materia que estou produzindo!

por gentileza, poderia me autorizar mandando um e-mail para stephanie@gourmetvirtual.com.br

Aguardo sua ajuda!
Obrigada!

Anônimo disse...

AEEE EU MEU CHAMO QUEIJO!!!

JOÃO HUMBERTO QUEIJO!!!!

E VIVA O QUEIJO!!

Anônimo disse...

O tamanho da sua postagem não é de modo algum exagerado, nem para um blog, nem para qualquer outro meio.

Anônimo disse...

Beautiful Pictures

Carillo disse...

Como saber se o fungo do queijo é do tipo tóxico?
Aqui no Brasil é comum o mercado cortar o queijo vencido, eliminar a etiqueta original de validade, limpar a casca, reembalar e colocar à venda novamente em pedaços, com nova data de validade, tudo autorizado pela lei.
Como saber se este queijo foi contaminado pelo fungo tóxico?

Carillo

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri